Resenha: Se eu Ficar

“Não deveria me importar. Não deveria ter tentado tanto. Percebo agora que morrer é fácil. Viver que é difícil.”

            Acho que todo mundo já ouviu falar, viu a capa por ai,  viu o filme, leu alguma resenha... do livro “Se eu ficar” (If I Stay) da Gayle Forman, que foi lançado em 2009 pela Editora Rocco e novamente em 2014 pela Editora Novo Conceito. Pois bem, eu estava na expectativa desde que soube do seu lançamento, quando acabei de ler estava chovendo resenhas do livro por ai, então estava super animada para escrever a minha, que escrevi logo em seguida... mas me enrolei para postar haha!


            O livro conta um dia na vida da Mia, o dia que nevou e todos da sua família foram liberados das aulas e se permitiram faltar o trabalho, que quando resolvem sair sofrem um acidente de carro.  Uma tragédia que logo nas primeiras páginas mostra que Mia perde todas as escolhas... menos uma.

“As vezes você faz escolhas na vida, as vezes as escolhas fazem você”

            Em um relato em primeira pessoa, aos poucos Mia, que está em coma, vai se situando. Percebendo tudo que ela perdeu e tudo que ainda está ali para ela. Ao mesmo tempo que temos os conflitos da triste realidade na qual a protagonista está inserida, vamos aos poucos tendo flashbacks do seu passado, partes de sua vida que a marcaram profundamente. Tais como os diversos nascimentos que a vida lhe proporcionou: o do seu irmão, do seu amor pela música e pelo violoncelo, o amor por Adam.


            Com uma delicadeza e sensibilidade Folmann mostra, em 193 páginas, como são duras as decisões que temos que tomar ao longo da vida. E como passamos tanto tempo tendo medo da morte, quando o que não percebemos que o difícil é viver! Afinal o grande dilema do livro é se Mia irá entregar os pontos, por ter perdido tanto nesse acidente, ou irá escolher viver e enfrentar tudo que a vida lhe proporcionará.

“Mas a Mia que está aqui é a mesma que eu me apaixonei ontem e a mesma que eu vou amar amanhã. Amo esse seu jeito frágil e a mesmo tempo durão, resguardado e ao mesmo tempo despojado. Cara, você é a garota mais punk que eu já conheci, não importa quais bandas ouve nem o que você veste”


            Tenho que dizer que demorei um pouco para entrar na emoção do livro, acho que isso é feito propositalmente pela autora, para que soframos junto com  a protagonista, ela demora para entender o que realmente perdeu, então demora para sofrer. Mas acho que quando a realidade abre as portas é impossível não se emocionar com o dilema dela, assim como não tem como não se apaixonar por cada um dos seus entes queridos... e a importância e força de suas palavras em sua escolha.




            O livro é contado ao longo do dia, então não tem capítulos e sim as horas que vão passando, não pude deixar de lembrar do livro Hopeless (Um Caso Perdido) - resenhado aqui - ao falar que a vida não é contada por capítulos e sim nos minutos que fizeram diferença. Eu particularmente tenho isso como verdade, afinal são as pequenas coisas, os pequenos gestos, que no final do dia irão fazer diferença.

“Nunca fui o tipo de garota que fazia meu coração estremecer de medo. Mas o tanto que meu coração bateu hoje, valeu por uma vida inteira”

            O grande diferencial da edição da Novo Conteito, além dos detalhes musicais em cada página e uma entrevista com os atores do filme, é o primeiro capítulo do livro “Para onde ela foi”, contado pelo ponto de vista de Adam após a escolha de Mia. São nove páginas que cortaram meu coração e me deixaram na expectativa de mais. mesmo, definitivamente, não estando preparada para o que esta por vir. Vou deixar aqui trailer do filme para quem quiser conferir





           



3 comentários

  1. Oi, tuo bem?
    O livro é bem rápido de ler, mas eu não gostei muito. Achei bem simples e não me emocionei como eu achava que iria com todo mundo falando, mas mesmo assim quero ler a continuação pra não deixar a leitura "inacabada".

    Beijos, Ana K | http://universoaoquadrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lara! Esse livro S2
    Só acho que pela primeira vez um livro soube aproveitar bem um livro.
    Tipo, a cena do hospital que no filme Adan tenta invadir o quarto enquanto a amiga distrai os seguranças, foi muito mais emocionante, que fazerem um Show em pleno hosspital por exemplo.
    Mas ainda assim, esse livro é lindo de mais! e o filme também!
    Bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
  3. Oi Lara, tudo bom?
    Eu amei sua resenha, estou louca para ler esse livro, só não vi o filme ainda por que quero ler o livro primeiro. Te convido a dá uma passadinha lá no meu blog!
    Beijos,
    Neyla.
    www.cladeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada por dar uma passadinha por aqui, sua opinião e seu comentário são muito importantes para mim. Se você deixar um comentário construtivo pode ter certeza que retribuirei, mas se vier com apenas com um "estou seguindo" desista ok?! Um beeijo Lara e Rê! :)