Resenha: O Guia do Mochileiro das Galáxias

DON’T PANIC!


            Depois da Rê postar o um trechinho do livro, escrito por Douglas Adams -  quaaal será que é?! #ruufemostambores. -  O famoso O Guia do Mochileiro das Galáxias (The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy)  – o volume um da trilogia de cinco. Eu confessei para ela que nunca tinha lido, então nada menos que no dia seguinte ela me apareceu com o livro na faculdade, então não tinha mais desculpa para procrastinar e fui ler o primeiro livro da ‘trilogia’, que foi publicada pela editora Sextante em  2009.




            O livro conta a estória de Athur Dent que acorda com um barulho e quando vai averiguar descobre que sua casa está para ser demolida. Em meio a seus protestos, seu amigo Ford Perfect o arranca de sua casa, com o argumento que nada adiantará sua revolta, pois em 12 minutos a Terra será destruida.

“Não basta apreciar a beleza de um jardim, sem ter que imaginar que há fadas nele?”

            Ford, que de humano não tem nada, não esperava é que a improbalidade estaria ao seu favor, pois ele consegue uma carona para fora da Terra, pouco antes de Terra virar apenas um 'sopro de hidrogênio, ozônio e monóxido de carbono'. Athur é levado junto com o amigo e cai de paraquedas em uma viagem intergaláctica, sendo apresentado ao Guia do Mochileiro das Galáxias, no qual você pode saber tudo sobre a Galáxia, e como pegar carona para trafegar nela, - menos se quiser saber sobre a Terra, já que é praticamente inofensiva.



            Ao mesmo tempo em que Arthur conhece sobre o resto no Universo – que definitivamente não se resume a Terra – conhecemos o Trillian que juntamente Zaphod Beeblebrox – o atual presidente das Galáxias – roubam a nave Coração de Ouro – e de brinde vem o Marvin, o robô mais depressivo do Universo - e partem em uma jornada cheia de incertezas. E é claaro que nossos sobreviventes iriam se encontrar com os fugitivos da maneira mais improvável possível...!

“Um computador disparou, quando percebeu que uma câmera de descompressão abriu-se e fechou-se sozinha, sem nenhuma razão.Isto porque a Razão, naquele exato momento, estava tomando um cafezinho.”

            São 204 páginas que narram com humor as aventuras e trapalhadas dos personagens, nessa viajem dentro da Coração de Ouro. Com uma narrativa que intercala pontos de vistas, ou até mesmo conversas com o leitor, somos introduzidos ao Universo e seus propósitos.



Douglas Adams é quase que uma leitura obrigatória para qualquer nerd e finalmente eu descobri o porquê. Ele escreve com maestria uma ficção-científica muito bem humorada, que nos faz gargalhar em alguns momentos e em outros ele usa de situações absurdas, da ironia e do sarcasmo para comentar, e criticar, assuntos que são um tabu como a real função de um presidente. Desconstruindo valores socioculturais, mostrando o quão insignificantes podem ser coisas que damos tanto valor, sempre abordando com uma sutileza, que deixa a leitura leve, gostosa, divertida e mesmo assim crítica e reflexiva – esse cara é um gênio sem mais.

“ – É, é muito simpático, Trilian, – queixou-se Zaphod –, mas você não acha muito arriscado nas atuais circunstâncias? Afinal, somos fugitivos, e a polícia de metade da Galáxia deve estar atrás da gente. E nós parando pra dar carona. Em matéria de estilo nota dez; mas, em matéria de sensatez, menos um milhão.”

            A estória teve origem em um programa de rádio da BBC em 1978, ganhou vida nas páginas em 1979 e em 1981 já ganhava as telas com uma série televisiva. 24 anos mais tarde foi adaptada para as telonas, Arthur como Martin Freeman e Zoey Deschanel como Trillian. Adams morreu em 2001, portanto não teve a oportunidade de conferir a adaptação, mas foi homenageado, pois 25 de maio comemora-se o Dia da Toalha – só lendo para entender - & do Orgulho Nerd.

“ – Se tem aqui alguma coisa mais importante que meu ego, que seja imediatamente presa e fuzilada.”

            Vou sair daqui e vou correndo baixar esse filme, estou louca para conferir, e quero ler a série toda para ontem! Se você gosta de Ficção-científica,  quer saber a resposta da Vida, do Universo e Tudo Mais?! Então NÃO ENTRE EM PÂNICO, pegue sua toalha e vá ler o Guia do Mochileiro das Galáxias – nããão esqueça da toalha mesmo.


“A história de todas as grandes civilizações galácticas tende a atravessar três fases distintas e identificáveis – as da sobrevivência, da interrogação, e da sofisticação, também conhecidas como as fases do como, do porquê e do onde.Por exemplo, a primeira frase é caracterizada pela pergunta: Como vamos poder comer?A segunda, pela pergunta: Por que comemos?E a terceira, pela pergunta: Onde vamos almoçar?”





2 comentários

  1. Não sou nerd (acho que não), mas preciso ler esse livro que é tão comentado.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lara!
    Sou super fã dos filmes e minha única tristeza é que não existe mais a edição ~bonita~ da série, as edições atuais são tão simples :( #QueremosGMGcapadura hahaha
    Meus preferidos da série são o primeiro e o terceiro livros, super engraçados e com a mesma pegada de sátira social. Muito show!
    O filme é espetacular e de brinde tem a atuação maravilhosa do Martin Freeman, que é um dos meus atores preferidos!
    Bjos,

    Mari
    Mari The Reader

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada por dar uma passadinha por aqui, sua opinião e seu comentário são muito importantes para mim. Se você deixar um comentário construtivo pode ter certeza que retribuirei, mas se vier com apenas com um "estou seguindo" desista ok?! Um beeijo Lara e Rê! :)