Resenha: Belle Époque

"Perfeita. Ninguém jamais havia me descrito assim antes"


            Queria me lembrar o blog que li a resenha que me fez ir atrás do livro “Bele Époque” (Belle Époque: A Novel of Beauty and Betrayal), publicada em 2014 pela editora Versus e escrita por Elizabeth Ross. Lembro que era uma resenha fantástica, cheia de negritos e CAPS LOCK’s, já fucei pelos blog’s que costumo visitar, no google, no meu histórico... não consegui achar, mas queria lembrar para poder agradecer o dito cujo, ou dita cuja, por me apresentar esse livro! 


            O livro se passa na Paris boêmia, pós revolução, na qual as artes, a música, a busca pelas tais, liberdade, igualdade e fraternidade corre solta. É essa Paris que a sonhadora Maude Pichon sonhou a vida toda, morando em uma cidade no interior da Bretanha com um pai que nunca deu o devido valor, finalmente toma coragem para ir a busca de tais ideais e foge para a cidade-luz.

            Ao chegar lá, a protagonista percebe que a vida não seria fácil, que mesmo trabalhando duro, ela mal conseguia dinheiro para se sustentar. Nesse cenário desespero que ela se depara com a Agência Durandeau, que a oferece o humilhante, mas bem remunerado, emprego de repousser. Cuja definição é repelir, ou seja, garotas, como Maude, eram contratadas para serem damas de companhia de mulheres ricas, por serem desprovidas de uma beleza padronizada, o que ressaltaria a beleza das madames da alta sociedade.

Em todo tempo e lugar, a feiura tem seus aspectos de beleza; é emocionante descobri-los onde ninugém mais os notou - Yvette Guilbert



“Amigas? Você deveria saber. A vida em sociedade não significa fazer amizades, significa fazer alianças”

            O que a mademoiselle Pichon não esperava ao deixar todo seu orgulho de lado e aceitar o emprego, era que ao entrar no mundo de fútil e deslumbrante do nobreza francesa, ela iria acabar se encantando e confundindo sua real posição nessa pirâmide social. Nesse meio tempo ela conhece Paul, um boêmio encantador, mas que trás ela à realidade, na qual ela tem vergonha de assumir o papel que se submete.
  
            São 292 páginas de um romance histórico, narrado elegantemente em primeira pessoa, que nos trás todos os dilemas da época e de Maude. Nos fazendo refletir sobre nossos valores e nossas perspectivas de vida. Afinal ela também sonha com uma vida estável, com o amor e com um emprego que a realize.

“Talvez as pessoas sejam tão bonitas quanto precisam ser”




                Ross me presenteou com um romance multigênero, mostrando as facetas da verdadeira beleza, até onde o ser humano pode ir pela vaidade, a facilidade de ser deslumbrado pelo mundo traiçoeiro e luxoso da alta sociedade, a luta da mulher no mundo acadêmico dominado pelas homens e a importância da verdadeira amizade.  Além de tudo isso, ela ainda nos brinda com um plano de fundo incrível a realidade da arte na época, cuja Exposição Universal estava para acontecer, que tinha como seu principal atrativo a Torre Eiffel, que seria apresentada para a França e ao mundo, para o desgosto da elite, que a considerava pavorosa - o que me fez rir alto, afinal quem diria uma coisas dessas atualmente?!.


 “- A Torre Eiffel está se tornando realmente uma monstruosidade... Uma desgraça na paisagem a cada dia que passa”


“A cultura é o caminho para o conhecimento e a chave para uma vida equilibrada. Pelo menos é o que os boêmios dizem. ”
        



      Não digo que o livro é indefectível pois em alguns momentos me irritei com a Maude deslumbrada, que deixou alguns momentos de tristeza e indignação, pois ela aparentava ser muito mais madura. Mas por outro lado, só humanizou a personagem, que havia acabado de pular de para-quedas em um mudo extremamente contrastante com o dela.
  
            A obra tem muito a oferecer a qualquer um que procure sua leitura, a qual eu super recomendo, pois mesmo sendo histórico sua abordagem é atemporal. Mostrando a real beleza, o julgamento pelas aparências, mulheres fortes e decididas, um romance provocativo que envolve o leitor e o inspira além de o fazer refletir. Quero aproveitar e parabenizar a Versus, por um edição sem erros, com letras grandes e espaçadas em papel amarelado. E se a resenha não conseguiu atrair... como não ficar tentado com essa capa?!
           

“Há duas maneiras de espalhar a luz: ser a vela ou o espelho que a reflete”- Edith Wharton








51 comentários

  1. Eu adoro a capa e a premissa desse livro!
    Então, as vezes essa humanização do personagem vem mesmo com uma certa chatice. Afinal, nem todo mundo consegue ser legal o tempo todo. Hoje mesmo eu estou um porre insuportável. TPM é foda! kkkkkkkkkkkkkk
    Enfim, você levantou pontos históricos importantes sobre o enredo, o que só me encheu mais ainda de vontade de ler.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah que bom que gostou carol!
      siiiim, acho que trazer a protagonista pro Real foi algo bom. mesmo deixando a leitura mais arrastada!
      espero que leia! é um livro MARAVILHOSO!
      um beeijo

      Excluir
  2. Oi Lara!!!!
    Adorei a resenha do livro. Adoro histórias que se passam em período histórico, apesar de gostar mais de filmes do que de livros, Fiquei curiosa de conhecer mais sobre essa história!

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      aaah que bom que gostou Fer!
      eu tambem sou fã de livros e filmes com essa temática.
      EU SINCERAMENTE QUERIA UM FILME DESSE LIVRO, iria ser lindo.

      um beeijo

      Excluir
  3. Larinha! Que resenha linda! Viajei aqui lendo suas belas palavras, esse encantamento que vc me fez sentir com o livro, com a época, com as poucas possibilidades para noassa heroína... Tão bom aprender mais sobre tempos idos, sobre as dificuldades, o modo de pensar d, os costumes, as tradições. Viva o nosso tempo!
    Já vai pra lista de desejados.
    Beijoooo!

    Minha nova resenha: o intrigante "Tony & Susan"
    Livros, Filmes & Músicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manuuh
      aaah que bom que gostou! (:
      realmente é um livro encantador! que nos transporta para uma realidade, e no tempo, que são tão diferentes e contrastantes ao nosso.
      VIVA AO NOSSO TEMPO!

      um beeijo

      Excluir
  4. Não conhecia o livro, mas gostei bastante. Foge um pouco da minha zona de conforto, mas acho que lerei sim. Espero gostar da obra!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que bom que gostou!
      espero que goste da obra, é umm livro maravilhoso e encantador

      um beeijo

      Excluir
  5. Ainda não conhecia o livro, mais fiquei curiosa para ler!
    Amei a resenha, flor!
    Bjoos :3
    http://creativitymakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. oi ^^
    Eu nunca tinha lido nada a respeito desse livro, achei muito interessante. Primeiro pelo cenario, a Paris pós-revolução, mas pelo visto um tanto quanto utópica. Uma personagem que vai trabalhar como dama de companhia por ser "feia" para ressaltar a beleza da outra, não sabia q existia algo assim. Adoro romances de epóca e fiquei me perguntando se ela vai alcançar td oq deseja!

    tem postagem nova no blog
    te espero lá!
    Dudi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi dudi!
      siiim! esse livro é increl! tais ideais, meio que utópicos, sao os simbolizados na bandeira da frança, tamanha era a vontade dessa liberdade reprimida. a Bohemia é um assunto encantador!
      SIM! chega a ser ridiculo de absurdo não?! o livro foi baseado em um conto escrito nos anos 1800 e bolinha! mas é uma ficção historica! :)

      um beeijo

      Excluir
  7. Oi Lara, tudo bem?

    Adoro livros com uma temática mais histórica. E essa capa tá linda demais, hein? To aqui babando. Adoro Paris, então acho que eu iria curtir bastante a leitura

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      aah eu também Kel!
      essa capa ainda tem uns detalhes brilhantes que nao aparecem na foto que são MARAVILHOSOS!
      espero que leia e amee!

      um beeijo

      Excluir
  8. Adorei a resenha!
    Eu tinha me interessado por esse livro quando soube do lançamento, e legal ver que é uma boa leitura!!!
    Paris é um cenário fantástico, ainda mais quando o livro acontece no passado. Gostei do detalhe para eles reclamando da torre Eiffel, hahaha

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir
  9. Oii,

    Eu não conhecia o livro, mas eu achei a resenha e a capa fantastica. você sempre arrasa Lara <3 <3

    Vou anotar aqui sim :)

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anii!
      aaaaaaaaaahh que bom que gostou!
      ain sua linda! obrigada!

      espero que goste!

      um beeijo

      Excluir
  10. Oi, Lara!
    Adorei a capa do livro *o*
    Estou "viciando" em livros históricos.
    Adorei a premissa desse.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      que bom que gostou! espero que tenha a oportunidade de conferir!

      um beeijo

      Excluir
  11. Oie =)

    Eu amei, simplesmente amei este livro.
    Foi muito especial para mim. O livro é muito bom, eu adorei a mensagem que ele passa, além do lado histórico.

    Ótima resenha =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Livyy!
      aaah realmente né?!
      o livro é iiiincrivel!

      obrigada querida!

      um beeijo

      Excluir
  12. Oi, Flor! Tudo bom
    Já começo dizendo que amei o título do livro, deu um charme sem igual, assim como a capa, é claro. Vamos para Paris! Já estou amando o livro e principalmente com aquele toque de sonho da personagem por estar em um lugar tão maravilhoso.
    Sempre que lemos uma história de época, precisamos estar preparados para as barbaridades de tal época, eu mesma já estou triste por ela tornar-se acompanhante, coração apertado por aqui já. No fundo não a culpo por se encantar com todo o luxo, principalmente por ter entrado em uma época de desespero por não ter como se sustentar, mas assim espero que ela não tenha perdido a linha e tenha conseguido algo melhor do que ser uma acompanhante.

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida!
      VAMOS A PARIS! QUE TAL JÁ? eu to dentro! hahaha
      aah exato, livros de época são sempre transportadores. nos fazem imaginar cada detalhe, cada fala, cada costume cada vestuario!
      eu adoro! :)
      e nao vou te contar mas ela é uma personagem forte bem enraizada, mesmo que deslumbrável.

      um beeijo

      Excluir
  13. Oi, Lara!

    Não conhecia o livro, mas só pelas imagens já prevejo que vou gostar. Sua resenha esta linda e me fez querer muito o livro.
    Sou suspeita, mas amo este estilo literário.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lara!
    Eu quero muito ler esse livro.
    Não se foi a mesma, mas também havia lido uma resenha super animadora sobre o mesmo livro. E agora ao ler sua também, tenho quase certeza que curtirei a leitura.
    Parece ser uma história interessante e que me deixou interessado, de fato.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lara!

    Eu adoro livros de época! Recentemente li "A Rainha Fugitiva" (um conto de "As Crônicas de Bane") que se passava justamente em Paris! Adorei o conto e acho que também iria adorar esse livro! Muito boa a sua resenha! :)

    Abraços

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adorei a sua resenha. Foi muito bem escrita e apresentada. Eu quero esse livro desde que li uma resenha em um blog também que não lembro qual foi hehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  17. tamanha efusão é contagioso!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Lara, tudo bem?
    Esses quotes são muito lindos, esse livro me deixou super curiosa, acho que é daqueles nos prendem.

    http://fonte-da-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. A capa é perfeita e a resenha ficou melhor ainda. Não conhecia o livro, mas me chamou bastante atenção...quero muito ler. Gosto de romances históricos e ainda mais que eles possuam mulheres decididas e desafiadoras. Pelo o que escreveu da personagem, ela consegue representar muitas de nós.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  20. Oiee ^^
    Essa foi a segunda resenha que eu li desse livro, e as duas foram super positivas. Tenho vontade de conhecer melhor a história, gosto muito de livros que se passam em outras épocas, mas ando tão enrolada com séries e sagas que não conseguiria lê-lo.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu preciso ler esse livro! Não conhecia e acho que me apaixonei por ele!
    Amei seu post Lara, parabéns!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Nossa, quero muito ler! Adoro esse tipo de ficção histórica e esse fez eu me apaixonar!

    Beijão,
    Boneca de Pano Rosa

    ResponderExcluir
  23. Não me genero favorito, mas depois de sua resenha leria facil :DDD
    Se eu tiver a oportunidade com certeza vou ler
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. OI Lara, que bela resenha flor.
    Eu ainda não li, mas desde que foi lançado esta´na minha lista de desejados.
    Assim que eu conseguir uma boa promoção, vou comprar e conferir esta história que tanto lhe encantou. Como adoro romances históricos acho que vou gostar deste livro.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi, Lara!
    Mais um romance histórico.*-*
    Menina, estou apaixonada pela resenha e pelo livro. Parece ser tão bom.
    Adorei a ideia de ter uma protagonista "feia".
    Quero ler!^^
    Beeeijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Lara-flor,
    Adoro sua crítica. Você tem um jeito de apresentar a história, as qualidades e as fragilidades de um livro com a maestria de uma leitora nata. Nada sabia sobre este livro e, confesso, quando o vi entre os lançamentos do Skoob passei por ele sem nem dá-lo atenção. Agora, no entanto, vejo que posso ter perdido a chance de adicionar à minha lista um livro interessante, que faz pensar e enriquece a alma com os valores que realmente importam na vida. <333 Enfim, nunca é tarde! Haha. Acabo de me corrigir e adicioná-lo à minha estante no Skoob.
    Beijos, flor!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Lara, boa tarde!
    Eu amo, amo, amo romances históricos e de época. São tão belos e apaixonantes ♥ O mesmo ocorre com filmes, fico deslumbrada pelos costumes, vestes, trejeitos, tudo. E ainda não conhecia esse livro, mas fiquei mega curiosa agora - minha lista de "vou ler" do Skoob não para de crescer! Amei a sua resenha, realmente me fez mergulhar no debate apresentado no livro, obrigada pela indicação.
    Beijos e ótima semana!

    http://confissoesdeumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  28. Oi Lara!
    Eu já queria o livro só pela capa, e depois da sua resenha quero ainda mais.
    Amo romances históricos e essa livro parece ser uma ótima maneira de aprender mais sobre a Paris de antigamente.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  29. Oiii Lara. Amo historia. Nunca li um romance historico (so os classicos mesmo), mas achei esse livro interessante.A Torre um horror? qm diria. hhheheh. Gostei dos quotes escolhidos. “Talvez as pessoas sejam tão bonitas quanto precisam ser” E essas damas , sera q era assim mesmo? credo!!!!!
    Beijoooooossss
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Ahhh, achei que já tinha me inscrito no seu blog, agora que vi que não. Mas me inscrevi agora, hahahahaha. Lindo seu blog, Lara. <3

    www.gabistaniak.com

    ResponderExcluir
  31. Gostei da resenha Lara. Estou louca pra ler este livro e pelo visto não irei me decepcionar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  32. Que resenha maravilhosa, adoro romance histórico. Você selecionou as citações e foi muito assertiva. A última então, é a melhor, fechou com chave de ouro. Agora achar a torre um desastre só mostra que com o tempo tudo pode Mudar! Bjo!

    ResponderExcluir
  33. Tá 200 páginas me assustou, estou sem tempo para ler.
    Mas A M E I a resenha. Acho que tem um filme desse
    livro né? Enfim não sei. Só sei que adorei mesmo, super
    diferente e interessante. Quero ler !

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Olá, tudo bem?
    A capa desse livro é linda! Além disso, adoro romances de época! Esse super chama a atenção, pois parece ter um enredo fantástico. Sei que parece imaturidade da personagem e tal, mas quem de nós também não ficaria um tato deslumbrada?
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii tudo ótimo e contigo?
      ela é mesmo né? nossa me apaixonei!
      EXATO, justamente por ter uma atitude tããão humana que acabamos criticando a personagem!

      um beeijo

      Excluir
  35. Eu sou louco por este livro desde que vi a capa, nossa que resenha boa. Preciso sair da minha proibição de comprar livros logo.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Lara, linda!
    Eu ão sou fã de livros históricos, gosto muito mais de futuro que de passado, mesmo assim, acredito que só por se passar em Paris e na época da construção da torre eiffel, eu leria, eu lerei!!!!
    Só de comparar o que achavam que ela seria e no que pensavam que ela transformaria a cidade, e o que ela realmente é e representa hoje em dia, me sinto atraida pelo livro!!!
    Com certeza uma leitura deliciosa! Obrigada pela dica!
    Um beijão
    Chrys Audi
    http://www.todasascoisasdomeumundo.com.br

    ResponderExcluir
  37. Oi Lara !
    Adorei a resenha. Já tinha visto esse livro na livraria e a primeira coisa que pensei a respeito dele foi: que capa linda *u* mas não conhecia nada do enredo. Sua resenha me deixou morta de vontade de ler pois eu adooro romances históricos. E como assim falarem isso da Torre Eiffel ? Que loucura hahahah. Preciso muito ler esse livro em breve.

    Beijos,

    - Bia

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Lembro de quando esse livro foi lançado que todo mundo ficou querendo ler pela capa, realmente, ela é muito bonita, mas só o contexto histórico me chamou a atenção. Não fui conquistada pela sinopse e essa é a primeira resenha dele que leio. No momento não leria, mas quem sabe mais para frente.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  39. Gente, se essa resenha não atrair o que mais pode? Você simplesmente arrasou, fiquei com água na boca! Os elementos do livro que você destacou me fazem praticamente correr atrás dele. Como uma professora de história como não se encantar com um livro que nos faz pensar no passado e em seus sujeitos dessa maneira corajosa e fora do comum.

    Sim, eu amo romances históricos e por isso mesmo sei o quanto é raro eles ampliarem a discussão do romance para o contexto historico e me parece que "Belle Epoque" faz justamente isso!

    Adorei!
    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada por dar uma passadinha por aqui, sua opinião e seu comentário são muito importantes para mim. Se você deixar um comentário construtivo pode ter certeza que retribuirei, mas se vier com apenas com um "estou seguindo" desista ok?! Um beeijo Lara e Rê! :)